“Paz nas escolas” será tema de debate na Assembleia Legislativa

MAIS+
23/08/2019

No Rio Grande do Norte as rotinas das unidades de educação básica das esferas pública e privada confirmam um cenário da incidência da violência. Diante dessa realidade, o deputado estadual Francisco do PT propôs a realização de uma audiência pública cujo tema é “Paz nas Escolas: Pelo combate à violência nas redes pública e privada de ensino”. O debate será realizado na segunda-feira (26), às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

“É tarefa do legislativo estadual debater e sistematizar políticas e propor ações focadas numa linguagem acessível com crianças e adolescentes do ensino fundamental ao médio, que difunda e consolide a mensagem da cultura de paz, com o objetivo de vencer a violência das escolas”, disse Francisco do PT.

A educação básica no RN compreende um quadro de 3.590 mil unidades escolares, 840.646 mil matrículas e 34.538 mil professores. A soma de estudantes e professores que cotidianamente frequentam as unidades escolares se aproxima de um quarto dos habitantes do estado, expostos a um ambiente frequente de insegurança.

Governo estuda enviar Exército para combater queimadas na Amazônia

POLÍTICA
23/08/2019

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (23) que estuda enviar o Exército para combater as queimadas na Amazônia por meio de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Segundo ele, a decisão será tomada ainda nesta manhã. “É uma tendência [determinar uma GLO]. A tendência é essa, a gente fecha agora de manhã”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada.

De acordo com Bolsonaro, ontem (23) houve uma reunião para tratar do assunto. “O que tiver ao nosso alcance nós faremos. O problema é recurso”, ressaltou.

Em despacho publicado ontem em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente determina que todos os ministérios, de acordo com suas competências, adotem “medidas necessárias ao levantamento e combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional”.

Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de GLO ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública. Nessas ações, as Forças Armadas agem por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.

Dupla que levaria cocaína para a Paraíba é presa pela PRF

GRANDE NATAL
23/08/2019

Durante fiscalização na BR-101, em São José de Mipibu/RN, na tarde desta quinta-feira (22), policiais rodoviários federais abordaram um corsa, com placa da cidade de Campina Grande/PB. O veículo era conduzido por um homem de 28 anos e tinha como passageiro outro homem de 44 anos.

O que chamou a atenção dos policiais é que no momento da abordagem, os ocupantes demonstraram bastante nervosismo. Diante da situação, foi feita uma busca minuciosa no interior do carro. Na busca, os policiais encontraram dois tabletes de cocaína, pesando 2,1 kg da droga, embaixo do painel do veículo, no lado do motorista.

Em conversa com a PRF, o condutor informou que tanto ele como o passageiro são residentes de Campina Grande e que receberiam a quantia de R$ 1.500 pelo transporte do entorpecente.

Essa é a segunda apreensão de droga feita pela PRF nessa semana, no itinerário das duas cidades. Na terça-feira (20), foram apreendidos 166 kg de maconha, encontrados no porta-malas de um outro Corsa.Após o flagrante delito, os dois homens foram presos e levados com o veículo e a droga para a Central de Flagrantes em Natal

Homem é raptado e morto a tiros em canavial na Grande Natal

GRANDE NATAL
23/08/2019

Um homem foi raptado e assassinado a tiros em uma área de canavial em São José de Mipibu, na Grande Natal. Segundo a PM, a vítima foi sequestrada em Parnamirim e encontrada na município vizinho por volta das 21 horas.

De acordo com a polícia, o corpo foi localizado após moradores da região informarem que vários tiros tinham sido ouvidos. O corpo do homem foi localizado em área de difícil acesso.

Além disso, a polícia disse ainda que um carro que teria sido usado no sequestro teria sido incendiado em outra área de mata na mesma região. No entanto, o veículo não foi encontrado devido às dificuldades de acesso.

O crime deve ser investigado pela Polícia Civil de São José de Mipibu.

Carro bate em poste e deixa trânsito lento na Avenida Prudente de Morais

MAIS+
23/08/2019

A colisão de um carro em poste na madrugada desta sexta-feira (23) deixa o trânsito lento na Avenida Prudente de Morais, no sentido Centro. O acidente aconteceu nas proximidades do cruzamento com a Avenida Miguel Castro, em Lagoa Nova.

De acordo com as imagens das câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o fluxo fica lento na avenida ainda na altura de Candelária. A lentidão é refletida também na Avenida Lima e Silva. 

Com o impacto da batida, um poste ficou danificado e está sendo trocado por uma equipe da Cosern. Ainda não há previsão de horário para o serviço ser finalizado.

No momento da colisão, pelo menos duas pessoas estavam no veículo, mas não tiveram ferimentos graves e saíram caminhando.

Governo promove pré-estreia de Bacurau em Parelhas

POLÍTICA
23/08/2019

O ‘Bacurau’ chegou na terra do seu próprio cinema. Após rodar em diversas salas com sessões de pré-estreia e ser o 2º filme brasileiro na história a levar o prêmio do Júri no Festival de Cannes, o longa metragem retornou ao seu local de origem no povoado Barra onde foi gravado, a 24km de Parelhas. A pré-estreia especial, realizada na noite desta quinta-feira (22), foi viabilizada pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/Emprotur), com o apoio da Fundação José Augusto (FJA), IFRN, Cinemateca Potiguar, Prefeitura de Parelhas e produção da Vitrine Filmes.

“Essa exibição foi um ato de sensibilidade de todos os envolvidos. Eles tomaram a decisão de querer que a comunidade da Barra, os mais de 400 figurantes que participaram e todos da região tenham a oportunidade de ver aqui ao vivo e a cores o resultado daquilo que eles acolheram e ajudaram a construir: um cinema que traz a beleza da arte da cultura, que dialoga com a realidade.

Esse filme mexe com todos nós porque fala da vida como ela é. Traz mensagens fortes de esperança, de não desistirmos da nossa luta por um país digno. É um orgulho ver esse voo sem fim que o filme Bacurau ergue. É muito orgulho de ver o audiovisual brasileiro. De nós da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Nordeste do Brasil. A estrela desta noite são vocês, povo de Barra”, destacou a governadora Fátima Bezerra durante a abertura da exibição que contou com apresentação de músicos da região.

 

Sônia Braga, uma das protagonistas do filme acrescentou: “Foi um sonho e hoje estamos tendo essa realização. Esse era um sentimento de todos nós da equipe.” Na ocasião, a Câmara Municipal entregou uma Moção de Aplauso aos diretores pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. “Todos fomos tratados com muito respeito. Foi uma experiência inesquecível e por isso estamos aqui hoje. Quero que todos assistam o filme e pensem um pouco sobre a gente estar fazendo cultura, o Brasil precisa de cultura e educação”, disse Kleber.

A simples comunidade formada por menos de cem habitantes recebeu cerca de 2200 pessoas que foram prestigiar a terra e elenco do filme. “Foi um momento muito especial, pois não tínhamos ideia de como as coisas aconteciam por trás da câmera, era muita expectativa e curiosidade nas gravações. Estamos muito agradecidos, ver tanta gente aqui hoje é inédito assim como o filme. Nunca tínhamos tido essa imensidão de pessoas, é a primeira vez que acontece. Estamos felizes em ver nosso povoado se reerguendo, sendo visto e reconhecido. E que através desse filme as pessoas possam trazer melhorias ao nosso povoado”, enfatizou a presidente da Associação de Desenvolvimento do povoado Barra Alcineide de Azevedo Morais, que também atuou como figurante na filmagem.

Com cerca de quatro meses de gravação, a produção gerou mais de 800 empregos diretos e indiretos na região. “Foi uma oportunidade de todo mundo ganhar um dinheirinho extra”, disse Taíza Cardoso, figurante que mora em Parelhas. Ela contou que seus pais residem no povoado e ficaram muito entusiasmados durante a gravação. A casa deles foi cenário do filme e praticamente toda a família participou das filmagens. “Eles receberam um dinheiro para pagar a pintura da casa e alguns dos objetos deles foram alugados para a cenografia. Outras pessoas alugaram a casa por inteiro. Sem falar que era muito divertido”, pontuou ao afirmar que ficou muita história para contar. “Nas gravações teve um velório e uma das figurantes disse: estou morrendo com a quentura e essa véia não morre, ô véia dura para morrer. Foram uns dois dias para fazer a cena que velávamos uma senhora”, contou Vitória Cardoso em meio a risos.

O senhor Tadeu Cardoso, pai de Taíza e Vitória, disse que participou de 17 gravações. “Estou com 69 anos e sei que outro evento como esse vai ser difícil de eu ver por aqui. Por isso, aproveitei o máximo”, frisou. Ver seu rosto na telona trouxe muita alegria ao recém-ator. “Foi um grande orgulho para mim, só tenho a agradecer. Vai ficar para sempre na minha memória uma cena que gravei com Sônia Braga e hoje recebê-la de novo, poder tirar foto, abraçar, foi como realizar um sonho”, considerou.

Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco de Medeiros, o prefeito e vice-prefeita de Parelhas, Alexandre Carlo e Nazilda Maria, gestores da administração direta e indireta do Estado – Ana Maria Costa (Setur), Crispiniano Neto (FJA), Fernando Mineiro (SEGRI) –  além de vereadores, lideranças locais, estudantes e profissionais da área audiovisual e população do Seridó.

Bacurau

Gravado no início de 2018 no Povoado Barra, na zona rural de Parelhas, o filme tem 2h12 de duração. É dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O elenco traz Sônia Braga como uma das protagonistas e nomes como Lia de Itamaracá, o alemão do Udo Kier, Barbara Colen, Thomas Aquino, Karine Teles e Silvero Pereira. Estreia oficialmente nos cinemas em 29 de agosto de 2019.

Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

GESTÃO DE DANIEL MARINHO TEM GANHADO RESPEITO POLÍTICO ALÉM DA SUA BASE POLÍTICA.

GRANDE NATAL
22/08/2019

O ex-vereador, ex-secretário municipal e ex-presidente da Câmara Municipal de Nísia Floresta, Cid Ferreira, em visita na manhã desta quinta-feira (22) ao secretário presidente do PSDB local, Ricardo Marinho, acompanhado do filho Luiz Henrique, vereador de primeiro mandato pelo MDB, comunicou o desejo de integrar a base política liderada pelo prefeito Daniel Marinho (PSDB), que de acordo com Cid está realizando um trabalho voltado para as melhorias almejadas pelo povo nísia-florestense.

Alguns dias atrás este mero escriba conversou com George Ney que reconheceu o excelente trabalho do prefeito Daniel Marinho, e sua aposentadoria da política nisiense, motivo pelo qual levou o ex-vereador, Cid Ferreira a compor de forma voluntária a base do prefeito Daniel Marinho nas melhorias para a cidade que tanto quer bem.

Hoje pela manhã, na hora que a conversa acontecia este mero escriba esteve nas dependências da prefeitura e conversou com Ricardo Marinho que disse: a chegada voluntária do ex-vereador Cid Ferreira fortalece a luta do prefeito Daniel Marinho em fazer de Nísia Floresta um lugar próspero e bom para se viver e trabalhar. ” A nossa convivência política e social com membros da família Ferreira tem sido salutar, receber o apoio voluntário do ex-vereador Cid é motivo de orgulho e gratidão. Nísia Floresta precisa que caminhemos assim, de mãos dadas lutando por um futuro bem melhor para todos. Agora, com a experiência do pai (Cid) e o dinamismo do filho (Luiz Henrique), vamos fazer muito mais pelo povo do nosso município”, destacou Ricardo Marinho.

 

EMENDAS DA DEPUTADA ESTADUAL CRISTIANE DANTAS(SDD) VÃO PAVIMENTAR MAIS DE UMA DEZENA DE RUAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

COMUNIDADE
22/08/2019

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

Emendas da deputada estadual Cristiane Dantas(SDD) vão pavimentar mais de uma dezena de ruas no município de São José de Mipibu, na Grande Natal e Agreste potiguar. A celebração do convênio para a liberação dos recursos foi realizada na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura, em Natal. O prefeito Arlindo Dantas, o secretário de Infraestrutura Gustavo Rosado, o vice-prefeito Zé Figueiredo e o vereador presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Jean Nerino, assinaram o documento que vai creditar ao Município polo do Agreste o valor de R$ 619.968,26, destinados à pavimentação de 16 ruas no centro da cidade, bairros e comunidades rurais.

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Dalmo Pereira e Jean Nerino, pessoas sorrindoAlém da pavimentação de ruas e avenidas o mandato da deputada estadual Cristiane Dantas tem beneficiado São José de Mipibu com investimentos na saúde, educação e outros setores do município. Junto do vice-prefeito Zé Figueiredo, acompanharam também o prefeito Arlindo Dantas o secretário de Obras e Comunicação Social, Daltro Emerenciano; o presidente da Câmara Municipal, Jean Nerino; e os vereadores Jota Veras e Dalmo Pereira.

PROJETO “SAÚDE EM AÇÃO” VAI ATÉ A PRAIA DE BARRETA

Saúde
21/08/2019

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

A comunidade de Barreta vai receber, na manhã do próximo sábado (24), mais uma edição do projeto “Saúde em Ação, promovido pela Prefeitura de Nísia Floresta, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A população terá acesso gratuito a consultas médicas, exames de imagem, consultas de enfermagem, vacinação e atendimentos do NASF.

O evento é totalmente gratuito e terá início a partir das 8h.

Participe!

Mais uma edição do Cinema na Praça

CULTURA
21/08/2019

A imagem pode conter: texto

Vem aí mais uma edição do Cinema na Praça! Nesta quinta-feira (22), a comunidade do Lago Azul vai receber o projeto idealizado pela Prefeitura de Nísia Floresta, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Data: 22 de agosto
Local: Lago Azul
Horário: 18h30

Chame a sua turma e participe!